Como NÃO encontrar a Santa Compaña
Se alguém se depara com a Santa Compaña, é obrigado a acompanhá-la, carregando a pesada cruz. Estará condenado a vagar sem descanso como sonâmbulo durante a noite, até que outro desavisado cruze a Santa Compaña e o substitua. Não se lembra de nada do que aconteceu durante a noite, mas se sentirá cada vez mais fraco, até adoecer e morrer de causas desconhecidas.
A Santa Compaña é mais provável de ser vista na Noite de Todos os Santos e na Noite de São João e costuma aparecer em encruzilhadas, então já sabe né? Nada de fazer o Caminho à noite nessas datas! 👻
Dizem que para se proteger desses seres, os vilarejos galegos utilizam grandes cruzeiros de pedra. Mas existem alguns rituais para se proteger da Santa Compaña, um deles é tocar o cruzeiro, outro é traçar um círculo no chão ao redor de si mesmo, deitar-se de bruços e fazer o sinal da cruz. Também é possível usar amuletos, como alho ou chifres de escaravelho (?!). Sob nenhuma circunstância se deve olhar para a luz que os espectros carregam, pois isso automaticamente transforma a pessoa em um deles.
A origem da lenda da Santa Compaña
Ainda bem que tudo não passa de uma lenda! Sua origem é pagã, no entanto, ela foi cristianizada posteriormente como uma forma de punir os mortos por algum crime que cometeram em vida. Apesar de ser uma crença muito arraigada na cultura galega, a figura da Santa Compaña também está presente na tradição de outras regiões, como Astúrias, Castilla y León e Extremadura, onde recebe nomes como a Quista, a Visión de la Muerte ou a Esta Antigua.
A Santa Compaña é um mito de tradição oral relacionado com o medo ancestral à morte, que ainda hoje se mantém vivo. É uma forma de dar resposta a coisas incompreensíveis pelo ser humano. Eu achei essa história horrível, ainda bem que é só uma lenda! Será??🤔😬
Se você gosta de lendas, conheça a história da Flor del Sol, uma lenda muito bonita que se passa no Caminho de Santiago.
Feliz Halloween!
Ultreya, suseya y buen Camino.
Denise, não fosse isto mentira, então nos dias de hoje, o exército dessas almas seria incontável ,sendo que, existem muitos peregrinos que mais preferem caminhar na penumbra da noite em determinadas fases do ano, não coloques um ponto de interrogação no final da tua mensagem, porque isso, não passa de uma das muitas lendas, agregadas aos caminhos de Santiago, bons caminhos a todos os peregrinos a Santiago de Compostela..
Isso é apenas uma lenda, como deixei bem claro no texto. As interrogações não passam de uma brincadeira.
Adorei!! Não conhecia essa lenda, eu acho que é verdade!
eu acho assustadora!kkk