Salve, salve, Nação Peregrina! Se você está se preparando para o Caminho de Santiago, atenção! Algumas mudanças importantes nas regras de controle de entrada na Europa e de bagagem de mão vão impactar a sua jornada. Hoje vou explicar essas alterações, o que é o EES e o ETIAS, e como essas mudanças podem afetar sua viagem.
Novas regras de bagagem de mão
Atualmente, os peregrinos que viajam com mochilas de 30 a 45 litros, geralmente se enquadra dentro do permitido como bagagem de mão, por isso a primeira dúvida que nos vem à mente é: “As dimensões da bagagem de mão vão mudar?” A resposta é não, por enquanto! Apesar dos rumores sobre uma possível padronização, a Comissão Europeia esclareceu que ainda não há mudanças previstas. O Parlamento Europeu aprovou uma proposta para unificar o tamanho e garantir o transporte gratuito das malas de mão, mas isso ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Europeu.
Pode ser que no futuro mude? Sim! Então fique atento, e me segue, porque se mudar alguma coisa eu te conto.
Embora cada companhia aérea tenha suas regras, geralmente as dimensões aceitas são de 55 cm de altura, 40 cm de largura e 20 cm de profundidade. Se a sua mochila ultrapassar um pouco essas medidas, aperte bem as faixas de compactação pra ela ficar menor e mais magrinha, às vezes esse ajuste já é suficiente para evitar problemas.
Abaixo você encontra uma tabela com as dimensões de bagagem de mão aceitas pelas principais companhias que voam para Europa.
Em caso de passagens aéreas que não sejam da classe econômica, recomendo acessar o site da empresa, pois essas dimensões podem mudar.
Líquidos na bagagem de mão
Não podemos esquecer das regras sobre líquidos na bagagem de mão! Todos os líquidos, géis e aerossóis devem estar em frascos de até 100 ml e acondicionados em um saco plástico transparente, sendo que o limite total não deve ultrapassar 1 litro. Esse saquinho deve ser apresentado separadamente no raio-x. Então, quando for preparar sua mochila, deixe esse saquinho de líquidos em um local fácil de ser acessado para facilitar todo esse processo.
O que é o EES – Sistema de entrada/saída
O EES (Sistema de Entrada/Saída) é uma novidade para todos que entram na União Europeia. A partir de novembro de 2024, ao chegar em países da União Europeia, você terá que fornecer seus dados pessoais. Os agentes de controle de passaportes escanearão suas impressões digitais ou tirarão uma foto do seu rosto. Essas informações serão registradas em um arquivo digital.
Sabe o que isso quer dizer? Que eles não vão mais carimbar o seu passaporte! Detestei essa parte! Eu amo ver meu passaporte cheio de carimbos!
O sistema EES tem como principal objetivo modernizar o controle das fronteiras, prevenindo a migração irregular para a União Europeia e reforçando a segurança dos cidadãos europeus. Além disso, o EES auxiliará na identificação de indivíduos que excedem o período de permanência permitido e daqueles que tentam ingressar no bloco com documentos falsificados.
O que vai mudar na minha viagem?
Se você está indo para o Caminho de Santiago, prepare-se para essa nova etapa no controle de fronteira. Leve em conta que pode haver mais filas nos aeroportos para coleta de dados biométricos. Planeje um tempo extra na sua chegada para passar pela imigração. Não compre a passagem de trem, ônibus ou avião doméstico com horário muito próximo a sua chegada, principalmente nesse começo que a gente não sabe bem como vai ser!
Quando entra em vigor?
O EES começa em novembro de 2024, e é um passo importante para a implementação do ETIAS!
O que é o ETIAS?
Outro sistema que será necessário em breve é o ETIAS, uma autorização eletrônica de viagem que entra em vigor em 2025, embora seja apelidado de “mini visto”, na verdade, é uma isenção de visto. O ETIAS foi anunciado em 2022, escrevi um post com tudo o que você precisa saber sobre ele aqui, a implementação foi adiada algumas vezes, mas, parece que agora vai heim!
O que terei que fazer?
O ETIAS deverá ser solicitado online antes da viagem, com um custo de 7 euros. O processo é simples e obrigatório. Embora a data exata para sua implementação ainda não tenha sido confirmada, a expectativa é que entre em vigor no primeiro semestre de 2025. O documento terá validade de três anos e permitirá múltiplas entradas em países da Europa, facilitando o trânsito de viajantes.
Se você está planejando seu Caminho de Santiago, não deixe de revisar todas essas novas regras de viagem para evitar “dor de cabeça” na hora de embarcar.
Ultreya, suseya y buen Camino.
Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.