COMO FOI O XI ENAP (ENCONTRO NACIONAL DE PEREGRINOS)

XI ENAP faxada do Mosteiro de Itaici

Salve Nação Peregrina! Faz um tempão que comecei a escrever esse post, entretanto fui abduzida pela correria diária, mas o importante é que finalmente consegui Hoje vou contar um pouco sobre como foi o XI ENAP (Encontro Nacional de Peregrinos), que aconteceu entre os dias 25 e 28 de abril de 2024, no belíssimo Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba – SP. Organizado pela ACACS-SP (Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela de São Paulo) , este evento bienal é uma verdadeira celebração do espírito peregrino, circulando pelo Brasil e sempre trazendo novidades e momentos inesquecíveis. 

 

Confraternização e Inspiração: O Coração do XI ENAP  

Com o tema “Caminho de Santiago – Setas Amarelas para o Futuro”, o XI ENAP homenageou o padre Elias Valiña, o grande responsável por revitalizar e marcar o Caminho de Santiago com as famosas setas amarelas nos anos 80. Esse tema reflete uma preocupação crescente com a preservação da essência do Caminho, um patrimônio da Humanidade, frente ao aumento do número de peregrinos. 

Quase 300 peregrinos participaram do evento, que teve uma programação rica e diversificada. Logo no primeiro dia, fomos recebidos com um coquetel delicioso, repleto de vinho da vinícola Alma Galiza, cerveja e sangria – uma celebração ao espírito do Caminho! 

 

 

Palestrantes Ilustres e Conhecimento Profundo 

O XI ENAP trouxe quatro palestrantes de peso da Espanha e Portugal, que vieram especialmente para compartilhar seus conhecimentos: 

  • Manuel Garrido Rivero: Historiador, jornalista e professor, diretamente de Padrón, na Espanha. Sua palestra, “Caminho de Santiago – Doze Séculos de História”, foi uma aula sobre a trajetória histórica do Caminho de Santiago.

 

  • Artur Filipe dos Santos: Doutor em comunicação e patrimônio, professor e pesquisador, criador do blog O Meu Caminho de Santiago, é um dos maiores divulgadores do patrimônio cultural europeu e das rotas portuguesas a Santiago de Compostela. Ele trouxe uma perspectiva sobre reis, nobres e outros personagens históricos e importantes para o Caminho Português. Eu tive o privilégio de fazer uma pequena entrevistar com o professor, que também é peregrino, e foi um bate-papo muito gostoso. 

  • José de la Riera: Pesquisador, escritor, fundador de importantes associações do Caminho de Santiago. Trabalhou na pesquisa e sinalização do Caminho Português, do Sanabrés e à Finisterre e Muxía, além de ser autor de inúmeras publicações sobre o Caminho de Santiago. Sua palestra, intitulada “O renascimento do Caminho de Santiago e das rotas jacobeias no final de um milênio: entre uma história de amor e um milagre”, foi muito interessante. 

 

  • Antón Pombo: Doutor em História Contemporânea, colaborador do padre Elias Valiña entre 1984 e 1987 e um dos maiores especialistas no Caminho de Santiago, escreveu diversos guias e é um dos sócios do site Gronze. Sua palestra, O Regresso de Elias Valiña, nos mostrou a evolução e o processo de sinalização do Caminho a partir dos estudos do padre Elias. Eu também tive a honra de conversar com o Antón Pombo e me emocionei ao saber um pouco mais sobre essa figura lendária que foi Valiña e um pouco dos bastidores do Gronze. Assista abaixo:

Além das palestras, diariamente recebíamos mensagens especiais do Frei Paco, pároco da Igreja de Santa Maria a Real em O Cebreiro, que aqueciam nossos corações e nos conectavam ainda mais com o espírito peregrino. 

  

Momentos de Conexão e Tradição

A programação do XI ENAP também incluiu momentos de interação e diversão, como o “Happy Hour Peregrino” que acontecia todas as tardes, ao som de gaita galega, tocada gentilmente pelos palestrantes. Na sexta-feira à noite, nos divertimos com Dança Circular e, no sábado, vivenciamos a tradicional Queimada – um ritual icônico do Caminho de Santiago. 

E claro, não poderia faltar uma caminhada! Fizemos uma trilha ecológica de 5 km pelo belo Mosteiro de Itaici, aproveitando a natureza e a companhia uns dos outros. 

Uma Experiência Incrível

Durante os intervalos, visitamos os estandes dos patrocinadores Phytoterápica e Mundo Terra, além das associações de várias regiões do Brasil, o que nos permitiu conhecer mais sobre produtos e serviços voltados para os peregrinos.  

Este slideshow necessita de JavaScript.

O XI ENAP foi extremamente bem-organizado, com palestras inspiradoras e um local magnífico. Tive a oportunidade de rever amigos, fazer novas amizades e aprender muito. No final, houve sorteios de prêmios incríveis, incluindo cursos na Universidade de Santiago e passagens para a Espanha – pena que só ganhei experiência mesmo! 😬

Marque na agenda: o próximo ENAP será em 2026, organizado pela ACASARGS (Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul) nas Missões Jesuíticas. Eu pretendo estar lá, e você? 

  

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.