Hoje me dei conta de que nunca escrevi nada sobre o principal símbolo peregrino, a concha de Santiago, a linda vieira que todo peregrino leva consigo! Em nenhum momento mencionei os seus significados e as lendas que envolvem esse símbolo tão marcante. Então, vamos resolver essa questão de uma vez por todas…😊
A origem da Concha de Santiago de Compostela
Existem muitas lendas e explicações que atribuem significado à concha de Santiago. Ela é associada a razões práticas, simbólicas e metafóricas. Por exemplo:
Dizem que na Idade Média, as conchas eram usadas para tomar água nas fontes ao longo do caminho e também como “prato” nas refeições. Além disso, naquela época não existia a Compostela, então os peregrinos levavam uma concha para casa como prova de que haviam chegado ao túmulo do apóstolo.
Há uma versão muito bonita que diz que a concha de Santiago simboliza proteção e busca de conhecimento. Quando você chega a Finisterra, a concha deve ser devolvida ao mar como um gesto de agradecimento. Confesso que não tive coragem de devolver a minha, que continua comigo até hoje e fará muitos Caminhos ao meu lado.
A concha de vieira também é considerada uma metáfora do Caminho, com suas linhas representando as diversas rotas existentes, todas convergindo para o centro, que é o túmulo do apóstolo.
Seguro Viagem é uma exigência para entrar nos países europeus, orce gratuitamente o seu aqui.
A lenda da Concha de Santiago na versão católica
Segundo a lenda, no dia em que a barca que trazia os restos mortais do apóstolo e seus dois discípulos, Atanásio e Teodoro, chegou à Galícia, estava sendo celebrado um casamento. Quando o cortejo se dirigia ao templo pagão onde a cerimônia seria realizada, todos notaram uma pequena embarcação à deriva, açoitada pelo mar violento.
Sem hesitar, o noivo, montado em seu cavalo, foi socorrer os ocupantes do barco, mas infelizmente uma grande onda o arrastou mar adentro. Sabendo que seu fim estava próximo, o noivo rogou ao céu por ajuda. De repente, o mar se acalmou, e ele sentiu uma estranha força o puxando de volta para a praia. Quando chegou à areia, o noivo e seu cavalo estavam cobertos de conchas de vieira.
O outro lado da moeda. Ou seria da concha?
De acordo com as crenças pagãs, a vieira estava ligada à deusa Vênus, que, segundo a lenda, nasceu dentro de uma concha. Segundo a historiadora Helyette Malta Rossi, “Vênus foi na Antiguidade a patrona das enseadas marítimas e dos navegantes. Acreditava-se que ela recebia os náufragos com amor maternal em seu seio. Foi cultuada sobre uma concha pelos druidas que cruzavam o Caminho de Compostela e iam realizar suas práticas espirituais em Finisterra.
Na crença de que o mar é a origem geradora da vida, e com a deusa tendo um amor tanto carnal quanto espiritual vindo de uma concha, esta passou a representar a fecundidade. A concha é então associada ao seio materno, à vagina e ao útero, lugares de nascimento.”
Tudo indica que a “lenda do noivo” foi uma forma de incorporar um símbolo pagão, amplamente conhecido, ao culto de Santiago. E, olha, deu muuuuito certo, pois peregrino que se preze ostenta uma bela concha de vieira.
O que representa hoje em dia
Juntamente com as setas amarelas, a concha de vieira é um dos símbolos mais marcantes do Caminho de Santiago. Ela está em todo lugar: pendurada nas mochilas, indicando o Caminho, decorando fachadas de casas, igrejas e em muitos outros lugares.
Uma vez que você percorra o Caminho de Santiago carregando sua concha, é difícil esquecê-la. Muito mais do que uma tradição, ela passa a ser um símbolo de superação, conquista, autoconhecimento e todas as coisas boas que o Caminho lhe proporcionou.
Se você gosta das lendas que envolvem o Caminho de Santiago, recomendo que dê uma olhadinha na seção de lendas aqui do blog; é uma mais interessante que a outra.
Caso esteja planejando fazer o Caminho de Santiago, considere adquirir o Manual Peregrino, o material mais completo que você vai encontrar, custa menos que um dia de Caminho, além disso, você tem 30 dias de garantia.
Ultreya, Suseya y buen camino.
Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.
MUITO OBRIGADO.DESCNHECIA
De nada! 🙂
Muito obrigado por esta rica informação de conhecimento e formação cultural.
Bem-haja.
Fico feliz que tenha gostado. 🙂