Quando chegar na pequena Moratinos, na província de Palência, de longe você verá essas construções incomuns, parecidíssimas com as casas dos Hobbits, da trilogia Senhor dos Anéis de J.R.R.Tolkien. Por alguns momentos, você vai achar que misteriosamente o caminho te levou ao set de filmagem na Nova Zelândia, e que de repente de uma dessas portinhas vai sair o Frodo batendo papo com o Gandalf.
Na realidade trata-se de bodegas feitas para conservar vinho e alimentos, são bastante comuns na região de Castilla y Leon. Antigamente os campos ao redor de Moratinos eram cobertos de vinhedos, e as famílias produziam todos os anos os seus próprios vinhos, e precisavam de local para armazenar a produção, daí construíram essas bodegas em baixo da terra. Até hoje, algumas famílias de Moratinos produzem seus próprios vinhos, e guardam nessas simpáticas bodegas. Ninguém sabe ao certo a idade delas, pelas ferramentas encontradas dentro de algumas, calculam-se em torno de 500 anos.
La vem lenda…
Logicamente que não poderia faltar uma lenda, não é mesmo? Dizem que quem cavou as bodegas foram as crianças no inverno. Para se esquentarem, eles brincavam com a argila e esse material quando entrava em contato com o ar endurecia, formando uma camada dura e resistente, a partir daí perceberam ser seguro e começaram a usar para estocar alimentos e vinho.
É muito interessante, e não é exclusividade de Moratinos, você vai encontrar várias dessas bodegas pelo caminho, algumas até com acessórios modernos, como antena de TV (!!!!).
Portanto, fique atento quando passar por esses lados, e se prepare para tirar divertidas fotos. Espero que tenham gostado dessa dica. Se você gosta de lendas, conheça mais uma, cujo cenário é Villamayor de Mojardín, e a imperdível história do Peregrino Fantasma. Até o próximo post. 🙂
Ultreya, suseya y buen camino.
Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.
Ahh que gracinha!!! vou ficar atenta.
Isso mesmo. 🙂