BASTÕES DE CAMINHADA SÃO REALMENTE IMPORTANTES?

Sempre ouço essa pergunta dos aspirantes a peregrinos. E a resposta é SIM, são fundamentais. Eles dão ritmo a caminhada, nos ajudam na impulsão, no equilíbrio e distribuem o peso para não sobrecarregar a musculatura e as articulações dos membros inferiores. Os bastões tornam a caminhada menos cansativa e mais agradável, eu certamente não teria chegado a Santiago se não fosse por eles.

Quando comprei os meus bastões, eu não tinha a dimensão exata da importância desse equipamento, e do ganho de performance que eles proporcionam, acabei focando apenas em dois atributos:  leveza e preço. Por sorte, acabei adquirindo um bom par de bastões, mas poderia ter sido diferente, pois eu não sabia nada sobre esse assunto. Pensando nisso, eu resolvi escrever esse post, aqui eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre essa peça tão fundamental para qualquer pessoa que vai fazer o Caminho de Santiago, ou qualquer outra caminhada um pouco mais longa.

Bastões x Cajado

way-of-st-james-1175186_1280

Os peregrinos mais tradicionalistas gostam de utilizar cajado, e de fato eles são mais charmosos, entretanto, na minha opinião são pesados e pouco práticos. Atualmente existem bastões levíssimos, com ajustes simples, e alguns acessórios interessantes, como lanterna, e sistema antichoque (com molas internas que absorvem melhor o impacto), recomendado para quem tem problemas de joelhos e tornozelos. Outra coisa importante, utilize sempre o par de bastão, assim você distribui melhor o esforço, e não sobrecarrega um lado só, além de ter as funções de alavanca e equilíbrio melhor executadas.

Guia C Primitivo

Como escolher o bastão de caminhada

São tantas as variáveis que compõe um bastão, vou descrever cada uma delas para facilitar a compreensão e te ajudar na escolha do bastão ideal para você.

Punho ou Manopla

dsc_0049

Existem três tipos de materiais mais comuns: plástico ou borracha, mais barato, entretanto é duro e pode ser desconfortável em caminhadas longas, o meu é assim, e de fato foi um pouco incomodo, além de escorregar quando a mão transpirava. Os de cortiça são os mais adequados na minha opinião, pois têm um toque macio, que dá mais conforto, além de não ficar escorregadio com o suor. Outra opção interessante são os punhos de espuma, também são macios e agradáveis, mas tendem a durar menos que os de cortiça.

Preste atenção também ao formato, o ideal é que sejam ergonômicos, ou seja, que tenham o formato da pegada das mãos. Isso dará mais firmeza além de ser mais agradável.

Alças de Fixação

Elas deixam os bastões sempre presos, evidentemente, entretanto, a grande vantagem das alças é a de proporcionar uma pegada melhor, com elas as mãos e pulsos ficam mais relaxados. Em caminhadas longas tudo o que você puder fazer para evitar o estresse dos músculos e articulações é bem-vindo. As alças devem ser ajustáveis, e quanto mais macio for o material, mais confortável será a sua experiência.

Veja a forma correta de segurar os bastões:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Haste ou Corpo

Podem ser de alumínio ou carbono, são materiais leves e ao mesmo tempo bem resistentes. Para poder ajustar a altura de cada pessoa, e também à inclinação dos diversos terrenos, os bastões são divididos em seções, quanto maior o número de seções, menor ele ficará.

dsc_0045

Ao fazer a regulagem, tome cuidado para nunca ultrapassar a linha vermelha (stop line), caso contrário, o bastão poderá quebrar.

Veja como funciona o sistema de ajuste parafuso:

Ponteiras

As ponteiras perfuram o solo, oferecendo mais firmeza a caminhada.  Podem ser de aço ou tungstênio, bem mais resistentes e logicamente mais caras.

dsc_0047

Alguns bastões vêm com uma “capinha de borracha” para as ponteiras, que servem para proteger durante o transporte. Essa “capinha” deve ser utilizada apenas em duas situações, para proteção como eu descrevi e quando você estiver caminhando em terrenos duros como calçadas ou asfalto, locais que a ponteira de aço desliza, além de fazer um barulhinho chato, fora isso as ponteiras devem estar sem nada, para garantir maior aderência ao solo e firmeza.

É recomendável utilizar os baskets ou cestas, normalmente os bastões já vêm com esse acessório, que deve ser colocado na ponta para evitar que eles afundem demais em terrenos moles.

Como utilizar os bastões de caminhada

Ajuste: Essa é a parte mais importante, um bastão bem ajustado é confortável e vai te ajudar muito. Para começar, vá em um terreno plano, apoie o bastão no chão, ao segurá-lo o seu braço deverá formar um ângulo um pouquinho maior que 90 graus. Essa será a medida básica, a que você vai utilizar para caminhar em terrenos planos.

Subidas: Para melhorar a performance, diminua alguns centímetros, isso vai te ajudar a dar mais impulso ao movimento. Existem bastões com extensores de punho, muito legais porque você poderá mudar a posição das mãos nas subidas, sem ter que alterar a altura do bastão.

Descidas: Aumente alguns centímetros para te dar mais equilíbrio.

Se tiver que caminhar em linha reta num terreno em declive, os bastões deverão ter cada um uma altura diferente para que você consiga se equilibrar. Dessa forma o bastão que estiver no lado mais alto terá que ficar mais curto e o que estiver no lado mais baixo deverá ficar mais comprido. Veja as fotos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como caminhar com os bastões de caminhada

Não faça como eu, que fui aprender a utilizar os bastões lá no Caminho, treine antes. No começo pode parecer estranho, talvez você se atrapalhe um pouco, mas rapidamente vai pegar o jeito.

Você deverá caminhar com naturalidade, com os bastões próximos ao corpo e com os braços relaxados, sem tencioná-los. Não caminhe com os bastões a frente do corpo. Veja o vídeo.

https://youtu.be/nZ1zbDUHjlI%20

Outros usos (Coisas de peregrinos!!)

Depois de alguns dias caminhando com os bastões, você vai perceber que ele tem mil e uma utilidades, por exemplo:

– Com os bastões podemos examinar o terreno antes de pisar;

– Servem de “muletas” em caso de alguma lesão;

– Dá pra improvisar um varal, no albergue, entre duas beliches;

– Ainda no campo das improvisações, ele pode virar uma haste de bandeira se você precisar sinalizar algo.

Espero que eu tenha te convencido a usar bastões no Caminho, mas se você quiser tentar ir sem, fique a vontade, caso mude de ideia é fácil comprá-los por lá.

Se você precisar de uma ajudinha para escolher o saco de dormir, ou qualquer outro item do enxoval peregrino, aqui no blog tem muito conteúdo interessante sobre esses temas, mas se você quiser se preparar para o Caminho de Santiago com segurança e autonomia, conheça o Manual Peregrino, o material preparatório mais completo que você vai encontrar.

Ultreya, suseya y buen Camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles. 

16 Replies to “BASTÕES DE CAMINHADA SÃO REALMENTE IMPORTANTES?”

  1. Oi Denise, vc indica alguma marca específica?
    Desde já obrigada!

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Lúcia, o meu eu comprei na Decathlon, da Forclaz que é a marca deles mesmo.
      Funcionou muito bem.

      Abç
      Denise

  2. Olá Denise. Faço aqui referência para outra vantagem em usar bastões ou um cajado que vai passando de uma mão para a outra: impede que as mãos do caminhante inchem, pois se as tivermos demasiado tempo ao longo do corpo, na posição vertical será isso que acontece.
    Muito obrigada pelas suas partilhas!

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Cristina.
      Muito bem lembrado. Obrigada pela contribuição.
      Abraço.
      Denise

  3. Adorei a dica, aliás, tudo que vc compartilha! Grata!

    1. Denise Santos says: Responder

      Que bom!!!!
      Fico muito feliz com o seu comentário.

  4. Estava na dúvida sobre esse item… o post foi muito esclarecedor. Me convenceu sim Denise. Obrigado!!!

    1. Denise Santos says: Responder

      Ebaaaa!!!!
      Talvez vc possa se interessar por esse outro post, sobre SACOS DE DORMIR http://www.santiagodecompostelainfo.com/2016/12/16/tudosobresacodedormir/

  5. tito alves pinto says: Responder

    Boa tarde,caminheiros deste planeta,e peregrinos dos caminhos de santiago,me desculpem,mas é apenas a minha opinião,relativa há utilização dos bastões como apoio fisico,tendo eu já percorrido quatro caminhos a santiago,nunca eu senti a minima nessecidade de utilizar os ditos bastões,no caminho françês,encontrei um casal, o qual estavam fazendo o caminho,e o homem de repente se desiquilibra,e como tinha as duas mãos ocupadas com os bastões,o seu tempo de reação ao desiquilibrio foi nulo,caindo de frente,bateu com a cabeça no chão,sorte a dele,que o caminho éra de terra batida, no caminho do norte,um senhor com +- 60 anos,estava eu a almoçar o menu do peregrino,olhando eu através da janela do restaurante, e vejo o homem a deixar os bastões encostados a um tronco de arvore, resmungando todo chateado,chama um táxi e vai-se embora,é claro que eu logo me levantei para os ir buscar para mim, foi então que aproveitando o facto de os trazer comigo,quis experimentar caminhar com eles, e a verdade é que para mim,não faz sentido nenhum caminhar com eles,apenas os tenho comigo, como recordação,mas como cada ser humano é unico,cada um deve saber o que melhor jeito lhe dá em cada situação da sua vida,bons caminhos peregrinos,,,

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Tito, pra mim os bastões foram essenciais, não imagino como seria sem eles, mas cada un é cada un. Obrigada por relatar a sua experiência.
      Buen camino.

  6. Marcio Andre says: Responder

    Excelente dicas. Realmente e essencial o uso do bastão. No caminho você observa a dificuldade das pessoas usando apenas um bastão ou somente um cajado. Elas caminhão geralmente tortas e sempre com dificuldade e no final do percurso sempre reclamando de dores. Então vai caminhar não se esqueça dos bastões. Abraços e bom caminho a todos.

    1. Denise Santos says: Responder

      É isso mesmo, tmb notei.
      🙂

  7. Olá Denise, muito bom seu post. Eu sou fã dos bastões de caminhada, desde que comecei a usá-los. Antes disso, achava que seria um peso a mais, e que essas coisas só se usa quando se caminha na neve. Engano meu, são excelentes por tudo o que você disse!
    Obrigado pelas informações adicionais!

    1. Denise Santos says: Responder

      Pra mim foi surpreendente.
      Obrigada pelo elogio.

  8. Muito bom. Tinha pensado em comprar os batões la, kkkkk
    Vou comprar o quanto antes.!!!
    Bjs

    Musa

    1. Denise Santos says: Responder

      Vc não vai se arrepender.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.