Que o caminho é uma experiência incrível, multicultural e com paisagens de tirar o fôlego todo mundo já sabe, mas agora eu vou te falar sobre as 130coisas que ninguém te conta sobre o Caminho de Santiago, todas aquelas verdades inconvenientes, inquietantes e engraçadas. Mas vai por mim, é melhor você saber agora, assim já se prepara, não é verdade?
1 – Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho: a siesta
Siesta, é a hora do pesadelo! Não importa o quão cansado, com dor e faminto você esteja, quando chegar na cidade que você planejou para o dia, tudo estará fechado, será dificílimo conseguir comprar alguma coisa. Vai parecer que foi abandonada, o único som que você vai ouvir são dos seus passos, e talvez os de outros peregrinos.
Na verdade, não existe uma regra clara, mais ou menos entre 14h e 17h os comerciantes ligam o F***-** e fecham as portas. Algumas lojas fecham entre 15h e 17h, outras entre 14h e 16h, enfim cada um faz a siesta como lhe parecer mais conveniente. Por isso na entrada dos estabelecimentos geralmente tem uma plaquinha com o horário de funcionamento.
As grandes redes multinacionais, como os Supermercados Dia, por exemplo, não aderem a esse costume, algumas poucas atrações turísticas também não. O horário da siesta também pode variar conforme a estação do ano, por isso não tem outro jeito, tem que ficar atento e se prevenir.
Outra coisa, eles são super pontuais para começar a hora da siesta, mas nem tanto para voltar ao trabalho, conte sempre com um atrasinho.
Por outro lado, as lojas ficam abertas até mais tarde, por volta das 20h, ou mais, mas também não é regra. Fique esperto.
2 – Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho: o domingo
Domingo é dia de descansar. Fique atento aos dias da semana, pois domingo tudo fecha, exceto nas cidades maiores que sempre terá pelo menos algum bar aberto, caso contrário compre sua comida no dia anterior ou vai passar fome. Talvez isso seja diferente nos meses de alta temporada, mas na época que fui (outubro/novembro) era muito difícil comer durante o Caminho aos domingos.
3 – Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho: pão “antibactericida”
Independentemente do prato que você pedir, na Espanha ele sempre virá acompanhado de pão. Entretanto o que mais me chamou a atenção foi o modo como os garçons ou donos de alguns bares tratam esse alimento, muitos deles pegam com a mão mesmo, e colocam em cima da sua mesa, não dentro do prato, ou em uma cestinha, é na mesa mesmo! As duas primeiras vezes que eu vi isso acontecer, achei estranho e não comi. Na terceira vez eu estava faminta, comi e sobrevivi. A partir daí comecei a achar normal! 😀
4 – Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho: remédio vira bala
Vai um Ibuprofeno aí? No caminho os peregrinos oferecem uns aos outros analgésicos e anti-inflamatórios como se fossem balas ou chicletes, afinal peregrino que é peregrino tá sempre com alguma dor. 🙂
5 – Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho: a mochila
Depois de alguns dias, você vai começar a caminhar, de banho tomado e com a roupa limpinha, mas ainda assim, sentirá um cheirinho esquisito! Eu demorei pra perceber que vinha da minha mochila, mais precisamente das alças. E não poderia ser diferente, afinal ela fica o tempo todo em contato com o corpo, absorvendo todo o nosso suor, não tem jeito, acaba ficando empesteada mesmo. Eu não tenho nenhuma dica para amenizar esse inconveniente, se alguém tiver compartilhe conosco, eu deixava a mochila no sol sempre que possível, mas não adiantava, por isso só posso dizer uma coisa: Desencana, ninguém além de você vai sentir esse cheiro, que aliás, é seu mesmo.
6 – Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho: desapego
Conhecemos o verdadeiro sentido da palavra desapego.Você vai viver durante mais ou menos um mês com duas, ou no máximo três mudas de roupas, e vais perceber que tudo bem! Aliás, vai até gostar da ideia de não ter que pensar que roupa combina com o que logo cedo, ou se está vestido de forma apropriada para ir a algum lugar, é muito prático.
7 – Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho: banheiros mistos
Essa ninguém te conta mesmo! Quando for tomar banho, vá preparado para se trocar dentro da cabine de ducha, pois quando você abrir a porta vai se deparar com homens e mulheres circulando por ali. Em alguns albergues os mictórios nem tem portas, dessa forma você pode sair do banho e se deparar com um cara de costa fazendo xixi. Tudo normal. Esse tipo de situação é muito mais comum nos albergues municipais. 😮
8 – Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho: desfile de cuecas
Se os banheiros são mistos, imaginem os quartos! As únicas exceções são os albergues das instituições religiosas, onde homens e mulheres dormem em quartos separados.
Em poucos dias eu me acostumei a rotina de caminhada, a dividir tudo com um monte de gente, a usar o saco de dormir, mas eu nunca consegui me acostumar com os caras andando de cuecas nos quartos como se estivessem em casa. Eu não me assustava tanto quando via as pessoas, homens e mulheres trocando de calças e camiseta ali na frente de todos, confesso que até fiz isso algumas vezes com as luzes apagadas, mas alguns passam do limite, eu conheci um senhor galego, baixinho, gordinho e muito falante, que tomava banho e ficava descansando na cama de cueca e pernas aberta por horas, puxando papo com todos que passavam por lá! Acreditem, era bem constrangedor!
9 – Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho: as camas
Pode ser que você tenha que literalmente dormir com alguém! Como se já não bastasse tanta coletividade, em alguns albergues públicos as camas ficam encostadas umas nas outras!
10 – Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho: meias sujas
Algumas pessoas não lavam as meias! Pois é, se alguns peregrinos após caminhar 25km em um dia chegam ao albergue e apenas colocam as meias para secar, ao invés de lavá-las, imagine a relação que eles têm com o banho! Isso acontece, embora a maioria tenha bons hábitos de higiene. Se serve de consolo, depois de um tempo o seu nariz acostuma! 🙁
11 – Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho: comer e não engordar
Contrariando todas as dietas, você vai comer chocolate diariamente, carboidrato a noite e depois encarar uma bela sobremesa, tomar vinho todos os dias, se quiser uma cervejinha no final da tarde também pode, e ainda assim, vai emagrecer. Não é uma delícia?
12 – Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho: bondade das pessoas
Você vai conhecer a bondade genuína das pessoas. Quando você mais precisar, alguém vai te ajudar. Será para te avisar que você pegou o caminho errado, ou para te auxiliar a cuidar de uma bolha, ou mesmo para te oferecer um alimento delicioso. E você, certamente estará no lugar e hora certa para ajudar outra pessoa também, por isso não deixe a oportunidade passar, ajude ao próximo com muito amor no coração.
13 – Quando terminar o caminho você já estará programando o próximo
Na verdade, você ficará nostálgico na última semana, e provavelmente reduzirá o ritmo das caminhadas, como se não quisesse chegar, mas a chegada é inevitável. E é também emocionante, uma sensação que você jamais esquecerá, e por isso, assim que for possível você estará novamente vivenciando tudo o que descrevi acima, e com o maior prazer.
Se você está se preparando para fazer o Caminho, não deixe de ler os outros posts, especial “O que levar para o Caminho “, ” Gambiarras para fazer no Caminho” e “Como prevenir bolhas“, tenho certeza que vão te ajudar.
Ultreya, suseya y buen camino.
Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.
Oi, Denise! Comecei a pesquisar sobre o caminho agora (seria a 1a vez a fazer um trekking tão longo), mas ainda não tenho data (até pq na pandemia é melhor não fazer muitos planos). Já tenho 58 anos e vou precisar treinar muito tb.
Cheguei ao seu blog pq estava procurando resposta para uma pergunta básica: tem esconderijos no caminho para fazer xixi? Ou há banheiros públicos? Essa é a dúvida p/ a qual gostaria de ter resposta.
Parabéns pelo seu blog! Quando viajo (minha atividade favorita), escrevo um pouquinho todo dia (meu “diário de bordo” no FB) para as pessoas que amo passearem comigo. Tb acho ótimo dividir informações e perrengues pelos quais passamos . Por isso, agradeço pelo seu cuidado com as informações que colocou aqui. Muito legal, inclusive, suas dicas dos brasileiros e seus negócios na trilha.
Obrigada e bom caminho sempre!
Que legal, tmb amo viajar.
Durante o Caminho não tem banheiro, a gente apela pra moita mesmo. kkkk
Também é possível utilizar os banheiros dos bares e restaurantes, quando passamos pelas cidades, nesse caso sempre recomendo comprar alguma coisa, nem que seja um cafezinho, assim todo mundo fica feliz.
Buen camino.
Obrigada pela resposta!
Buen camino!
Imagina!
[…] Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o Caminho O que levar para o Caminho 13 Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho Gambiarras que vão te ajudar no […]
[…] Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o Caminho O que levar para o Caminho 13 Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho Gambiarras que vão te ajudar no […]
[…] Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o Caminho O que levar para o Caminho 13 Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho Gambiarras que vão te ajudar no […]
[…] Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o Caminho O que levar para o Caminho 13 Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho Gambiarras que vão te ajudar no Caminho Ultreya, suseya y buen […]
[…] nova mochila, afinal, depois de uns dias o costado e as alças começam a ficar com um cheirinho de “peregrino”. […]
Olá Denise, descobri hoje seu blog e é sensacional. Vou ler tudo rsrs
Sobre a siesta, tenho uma pequena história.
Eu pratico mountain bike e certa vez fui de Casa Branca-SP a São Sebastião da Grama-SP. Depois de pedalar tanto na ida, fui almoçar e comi um prataço de feijoada, estava ótima ainda mais aliada à fome de leão. Não teve jeito, sentei no banco da praça, deu aquela lezeira e acabei fazendo minha siesta ali mesmo, no banco da praça 🙂
Tem mais histórias e quando eu montar um blog eu aviso rsrs
Depois de uma feijoada só um cochilo mesmo né! kkkkkk
Espero que meu blog te ajude no caminho e te inspire a escrever o seu. Depois me avisa mesmo heim.
Você é tão divertida ao escrever! =)
Kkkkk obrigada.
Adoro seu blog!!!
Denise, há albergues mais bem
Cuidados que outros. Tem uma relação de alguns bons albergues?
Valeu!!
Com certeza, tem de tudo, de péssimos à extraordinarios kkkkk
Eu não consegui fazer uma lista, pq qdo eu fui, havia poucos albergues abertos, ou seja, eu não tinha opção, se fosse ruim ou bom, era pegar ou dormir na praça. Kkkkkk
Olá Denise, adorei o teu blog obrigado. Muito útil.
Quantos quilómetros fazias por dia? O trilho faz-se melhor de botas ou sapatilhas?
Obrigada.
Bjos Luz
Que bom que gostou Paulo. Eu fazia uma média de 23km por dia, as vezes passava disso, mas sinceramente, essa é uma boa média, acima disso é muito desgastante.
Na minha opinião, bota é mais adequada, porque protege o tornozelo, e o caminho tem muitas pedras, é fácil virar o pé.
Abço.
Denise
Denise, adorei conhecer o seu Blog. Acho que é o mais completo que vi a respeito do Caminho. Quero deixar aqui uma sugestão, a respeito do uso da mochila, para evitar o cheirinho, como você falou e, também, já vi comentário de uma Voluntária de um Albergue que falou a respeito. É o seguinte, existe uma proteção para o cinto de segurança dos carros, que protege o pescoço do motorista. Eu sempre usei estas proteções para o cinco de segurança não roçar no meu pescoço, ou mesmo, para não ficar em contato com a roupa. Eu acabo de fazer um teste, tirei a proteção do cinco de segurança do carro e coloque na mochila, que está preparada para fazer o Caminho, e se adaptou super bem. O interessante, também, é que é removível facilmente, sendo possível retirá-las para serem lavadas. Já vou providenciar uma nova proteção para a minha mochila. Fica a dica. “Buen Camino” para todos.
Selma que idéia boa!!!!
Amei a sua contribuição, muito obrigada mesmo, fico muito feliz que tenha gostado do blog.
Excelentes dicas, Denise!
Conheci você e outras peregrinas no Webnar do Meu Caminho de Santiago gravado em junho/2016. Estou planejando meu caminho para Setembro e colhendo as dicas necessárias. Blogs e depoimentos como o seu, têm me ajudado bastante! Obrigada, demais!!
Fico muito feliz em poder ajudar.
Maravilha de post Denise… gostei muito! Um abraço!
Obrigada. Feliz 2017 pra vc.
Fico feliz que tenha gostado 🙂
Obrigada Denise! Vou iniciar o caminho no dia 15.3 e seu blog está sendo muito útil!
Que bom Caroline, espero poder ajudar muito mais.
Abç
Denise
Maravilha!!! Estou anciosa para fazer o meu caminho
Imagino! Espero que esteja próximo.
Cocozinha
Adorei!!!
Que bom.
:3
La vou adotar o costume local e fazer a siesta tbm….. Certamente vou gastar 60 para terminar o caminho kkkk
Bjs Denise otimos alertas nos passou!
Eu fiz uma vez, uma delícia!
Bjs
Musa