COMO PLANEJAR O SEU CAMINHO – PREPARAÇÃO FÍSICA – PARTE 5

Uma das coisas que mais me chamou a atenção no caminho foi a quantidade de pessoas com mais de 60 anos fazendo a peregrinação. É bonito de ver aquelas pessoas experientes, com suas mochilas nas costas, cheias de disposição e jovialidade, que em muitos casos deixavam para traz gente bem mais jovens, como acontecia com o Lorran, um gentil francês com mais de 70 anos, e excelente preparação física, que começou o caminho em Genebra na Suíça, isso significa que quando ele chegou a Saint-Jean-Pied-de-Port (o meu início), já havia caminhado mais de 800km!!!!! Acompanhá-lo não era tarefa fácil para mim, mas a sua companhia era tão agradável que eu me esforçava.

Situações como essa se repetiu no Caminho Primitivo, que é uma rota mais desafiadora, o grande segredo do Lorran, e de muitos outros peregrinos, é simples: condicionamento físico e boa saúde. Ele estava bem preparado para a jornada, assim como o canadense de 74 anos que já havia feito 5 caminhos, a querida Maitê e seu marido que completaram o 11º caminho junto comigo, ou a austríaca de 73 anos que estava em seu primeiro, mas com pinta de quem não iria mais parar, além de incontáveis outros peregrinos que me mostraram que o Caminho pode ser feito por qualquer pessoa em qualquer idade, desde que tenha um bom condicionamento físico, e desejo genuíno de estar lá, pois grande parte das dificuldades estarão dentro de você, superá-las será tarefa sua.

Guia C Primitivo

Para escrever esse post eu pedi ajuda ao meu amigo e personal trainer Gustavo Santos, em princípio eu havia pensado em fazer um programa de treinamento, mas o Gustavo me desaconselhou, segundo ele, essa preparação tem que ser individualizada e precisa levar em conta o tempo que cada pessoa tem para se preparar, o histórico físico e o estado de saúde de cada um, por isso o que vocês lerão a seguir é um roteiro do que precisa ser feito, e não um programa de treinamento.

Então vamos lá…

Preparação física para o Caminho de Santiago

1º) Check -up Médico

Fazer um check up é importante

O Caminho não é uma maratona, você vai caminhar no seu ritmo, sem pressa e podendo parar para descansar quantas vezes o seu corpo pedir, mas mesmo assim é recomendável realizar um check-up, ou pelo menos marcar uma consulta com o cardiologista para fazer um eletrocardiograma e um teste ergométrico e ver como está o seu coração. Além disso, vale a pena também passar em consulta com um ortopedista para que ele possa analisar e tratar algum desconforto que você possa estar sentindo, e que se não for cuidado, certamente irá piorar durante o caminho, podendo até mesmo te impedir de completá-lo. O ortopedista também poderá receitar algum medicamento para você levar e utilizar nos momentos de dor.

2º) Treino Preparatório Muscular

Musculação

Com os resultados dos exames e orientações médicas em mãos, você deverá procurar uma academia ou personal trainer para elaborar um treino muscular global, a velha e boa musculação. Eu sei que muita gente não gosta de musculação, mas ela é muito importante, pois músculos fortes protegem as articulações, que tanto sofrem no Caminho, e consequentemente evita lesões. Você não ficará musculoso (a) e sarado (a), a menos que queira, fique tranquilo (a). Explique detalhadamente para o seu instrutor o que é o caminho, afinal muita gente não conhece, fale sobre a mochila, quantos quilômetros você pretende caminhar por dia, quanto tempo você terá para fazer o Caminho e quanto terá para se preparar, dessa forma ele poderá elaborar o treino perfeito para você. Atenção: Não abra mão de um profissional formado em educação física para te auxiliar.

banner grande horizontal

3º) Treino Aeróbico

Treino aeróbico

Além da musculação, você precisará melhorar a sua capacidade cardiovascular, para isso nada melhor do que incluir um programa de caminhada para que o seu corpo se acostume com essa atividade. O seu instrutor é a pessoa certa para criar esse programa que vai te preparar para o caminho. Fique tranquilo, você não terá que caminhar 20 quilômetros por dia durante nessa fase, muito pelo contrário. Nesse treino você vai trabalhar inclinação, velocidade, carga, etc,  tudo conforme o seu condicionamento atual, e aumentando os estímulos na medida que você for ganhando condicionamento. O seu instrutor também irá te orientar quanto a postura e a passada correta.

hiking-691846_1280

Depois de um tempo de treinamento, quando o seu condicionamento estiver melhor, você poderá incluir caminhadas longas nos finais de semana, preferencialmente em terrenos irregulares, com subidas, descidas, assim como é o caminho. Para essa caminhada longa, leve a sua mochila cheia, use os bastões, e o mesmo calçado que você vai utilizar no caminho, aliás, é recomendável que você use esse calçado por uns dois meses antes do caminho, assim ele vai amaciar e pegar o formato do seu pé, sendo assim, utilize ele também nos seus treinos diários.

Essa caminhada será muito importante não só para o seu preparo físico, mas também para você sentir as dificuldades típicas e aprender a utilizar os bastões, ajustar as alças da mochila e se adaptar aos poucos a rotina de caminhar longos períodos. Não esqueça da garrafinha de água.

Saiba tudo que você precisa levar para o caminho clicando aqui. 

4º) Durante o Caminho

Alongamento

Quando você estiver no caminho é aconselhável fazer um alongamento leve pela manhã, antes de começar a caminhar, e um mais caprichado no final do dia, pois a musculatura estará muito estressada e as articulações sobrecarregadas.

Ao caminhar preste atenção onde você pisa para evitar torções, não deixe de utilizar os bastões ou cajado, eles são fundamentais nas subidas, mas principalmente nas descidas.

Se você seguir todas essas etapas, estará super bem preparado para o caminho, não estará livre de imprevistos, mas conseguirá reduzir muito a incidência de problemas articulares.

Preparação física é a parte mais importante do seu planejamento, não deixe para pensar nisso um mês antes de partir. Para que tudo ocorra bem não economize nessa parte, e se dedique. Se estiver muito acima do peso, faça uma dieta e perca peso, quanto mais pesado (a) você tiver, mais irá comprometer as suas articulações, além de se sentir mais cansado (a).

Esse é o último post da série Como Planejar o Seu Caminho, espero que esses 5 artigos possam te ajudar a dar aquele pontapé inicial, muitas outras dicas ainda estão por vir, por isso, siga a gente e não perca o próximo post.  Pra facilitar, aqui vai a lista completa, com mais alguns artigos que achei interessante para essa fase de planejamento.

Quantos dias para fazer o Caminho 
Principais rotas para Santiago de Compostela
Melhor época para fazer o Caminho 
Quanto custa Fazer o Caminho 
Como se preparar fisicamente para o Caminho 
O que levar para o Caminho 
13 Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho 
Gambiarras que vão te ajudar no Caminho

 

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.[:en]

 

One Reply to “COMO PLANEJAR O SEU CAMINHO – PREPARAÇÃO FÍSICA – PARTE 5”

  1. […] o post sobre O que levar para o Caminho, e se quarentena te deixou sedentário (a) leia também o texto sobre Preparação Física. […]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.