ENCONTRE JESUS EM VILLAFRANCA DEL BIERZO

Igreja de San Francisco

Villafraca del Bierzo pode parecer mais uma das muitas cidadezinhas simpáticas do Caminho, mas ela tem muita “história pra contar”, além de ser o lar de Jesus Jato, e seu albergue Ave Fénix, uma das figuras mais lendárias do Caminho de Santiago, citado em diversos livros e blogs.

A história de Villafranca Del Bierzo

Antes mesmo de Pelágio descobrir o túmulo de Santiago, lá pelos anos de 791, na região onde hoje fica Villafranca Del Bierzo, ocorreu uma das inúmeras batalhas entre muçulmanos e cristãos, nessa época a Espanha ainda estava longe de retomar o seu território das mãos dos mouros. Depois disso, muita história passou pelas ruas estreitas dessa pequena cidade pertencente a província de Leon.

A cidade foi uma das que se desenvolveu graças ao grande volume de peregrinos que atravessavam aquelas terras rumo a Santiago de Compostela. Foi lá também que no final do século XII construíram a Igreja de Santiago, que concedia o jubileu (perdão de todos os pecados) aos peregrinos doentes que estavam impossibilitados de chegar à Santiago de Compostela.

Portanto, ao passar por Villafranca Del Bierzo, visite essa igreja, o Castillo de los Marqueses de Villafranca, La  Colegiata de Santa María de Villafranca, assim como os diversos edifícios históricos de Villafranca, mas em hipótese alguma deixe de conhecer Jesus Arias Jato, aliás, faça o possível para ficar em seu albergue, o Ave Fénix, dessa forma você poderá desfrutar de um tempo maior em sua iluminada companhia.

Vista da Colegiata de Santa María de Villafranca
Vista da Colegiata de Santa María de Villafranca

Jesus Jato de Villa Franca del Berzo

A vocação de cuidar dos peregrinos vem de família, sua avó já os hospedavam antes mesmo dele nascer, aliás no dia de seu nascimento existiam 7 peregrinos dormindo em sua casa. Figura lendária do caminho, Jesus construiu o albergue Ave Fénix com suas próprias mãos, no local onde antigamente existia o Hospital de San Lázaro, por isso deu esse nome  ao refúgio – fazendo alusão a ave que renasce das cinzas. E é nesse pedaço de terra cheio de história, que ele recebe a todos de braços abertos e sorriso no rosto, distribuindo amor e carinho com a experiência de quem dedicou uma vida inteira à peregrinação de Santiago.

Jesus Jato tem muito em comum com o outro Jesus, é uma pessoa simples, carismática, bondosa, pratica o amor ao próximo como poucos, além de realizar curas apenas repousando as suas mãos calejadas sobre os peregrinos debilitados, essas mesmas mãos que preparam as refeições revigorantes e deliciosas que somente quem passa por lá tem o prazer de saborear.

O famoso ritual da Queimada, realizado por ele, serve para afastar as energias negativas, além de ser muito descontraído. A Queimada é uma sinopse dele mesmo, uma figura espiritual e divertida, dessas que a gente tem vontade de ficar ali sentadinha ao seu lado, ouvindo suas histórias se embebedando de sua energia boa.

Castillo de los Marqueses de Villafranca
Castillo de los Marqueses de Villafranca

Minha experiência com Jesus Jato

Quando estive no albergue Ave Fénix fazia frio, aliás, muito frio para o meu gosto. Jesus preparou um delicioso jantar, reuniu todos em volta das mesas, fez uma bela oração que pedia proteção aos peregrinos ali presentes, e na sequência todos nós comemos juntos, como em uma grande família. Depois do jantar ficamos até tarde conversando em volta da pequena lareira, cheia de meias peregrinas penduradas em volta para secar.

Foi nesse clima de comunhão e harmonia que vi Jesus olhar para a peregrina espanhola, Marta, e sem que a mesma se queixasse, ele soube que ela tinha muitas dores no ombro. Jesus então colocou as mãos sobre a cabeça dela e fez a dor desaparecer em poucos segundos. Juro!!!!

Jesus explicou com muita simplicidade que ele apenas canaliza a energia da natureza para tirar a dor das pessoas, simples assim. Essa energia foi tão forte que a Marta ficou tonta por alguns segundos, mas quanto a dor, ela garantiu que foi embora.

Eu e Jesus Jato na fria manhã que deixei o Ave Fénix.
Eu e Jesus Jato na fria manhã que deixei o Ave Fénix.

Jesus Jato é assim, um cristão, meio bruxo, curandeiro, peregrino, divertido e com um enorme coração.

Em resumo, o caminho é de Santiago, mas ao passar por Villafranca Del Bierzo jamais deixe de encontrar Jesus. Se você não for dormir por lá, passe pra dizer um olá, ouvir algumas de suas histórias e aproveite para selar a sua credencial. Se você gostou desse post, talvez se interesse também pela história de Burguete San Veremundo de Irache.

Ultreya, suseya y buen camino.

 

SE TIVER PIQUE, VISITE:

Iglesia de Santiago – Tem estilo românica e data do final do século XII. Fica na entrada da cidade, ao lado do albergue Ave Fénix, na rota do Caminho.

 Castillo de los Marqueses de Villafranca – Construído no século XVI. Fica na parte alta da cidade, bem pertinho do albergue Ave Fenix, na rota do Caminho.

La Colegiata de Villafranca del Bierzo – Em estilo gótico tardio com elementos renascentistas e barrocos, tem como data provável de construção o ano de 1070. Já foi ocupada pelos monges da ordem francesa de Cluny.

Iglesia de la Anunciada de Villafranca del Bierzo – Fundada em 1606, essa igreja foi construída sobre as ruinas de um antigo Hospital de Peregrinos. Guarda os restos de San Lorenzo de Brindis em um nicho dentro da igreja.

Iglesia Convento de San Nicolás – Conjunto arquitetônico do século XVII, foi construído para ser um colégio para crianças e estudo de teologia.

Los Tejedores (os tecelões) – Nele viviam os tecelões no século passado. Chega-se até lá atravessando o rio Burbia.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

prases directamente en la web de esas empresas.[:]

6 Replies to “ENCONTRE JESUS EM VILLAFRANCA DEL BIERZO”

  1. De fato Denise, tive o prazer de me hospedar, conhecê-lo e ficar até meia noite (fato raro no caminho) tomando vinho que ele mesmo ofereceu para ouvir seus “causos” … coisas que só quem viveu sabe o que significa

    1. Denise Santos says: Responder

      Inesquecível David. Eu tmb fiquei em uma rodinha conversando com ele até muuuito tarde. Uma honra.
      Abç.

  2. Musa Rabelo says: Responder

    Ahh que saudade de Jesus Jato!!! Não tenho uma vírgula para acrescentar no seu relato!!! Bjsss

    1. Denise Santos says: Responder

      Ele é pura energia boa, figura inesquecível.

  3. Cleide Antônia Francisco Pablos Pinto says: Responder

    Adoro visitar seu blogue, é como se estivesse a caminho,e as vezes até parece já ter vivido essa experiência de grande introspecção! ! Que paz!! Que mergulho!!

    1. Tia querida, fico feliz de ter provocando essa sensação, era essa a minha intenção.

      Bjs

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.